Buscar
  • Rafael Rodrigues

Cooper

Criado pelo pelo médico e preparador físico norte-americano Kenneth H. Cooper em 1968, para verificar o nível de condicionamento físico das forças armadas americanas,

essa prática consiste em trotar ou correr num ritmo pouco exagerado, cuja meta é a de aumentar a condição física com menos desgaste ao corpo do que a corrida.


E o melhor é que no Condomínio Vila Real Itu não é preciso nem ir muito longe para poder se exercitar em uma pista de cooper com 2 mil metros.


Você pode ser iniciante ou um corredor experiente, mas correr na pista de Cooper é sempre uma boa pedida para um trabalho ao ar livre, não tem que se preocupar com os carros, e se torna mais fácil medir o tempo dos treinos.


"Se as pessoas não conseguem encontrar tempo para fazer alguma atividade física, que achem tempo para ficar doentes" Kenneth Cooper.

Se quiser melhorar a resistência e queimar calorias, será melhor você correr por cerca de 20 minutos, de modo a estimular a queima de gordura.


Existem algumas regras para melhor desempenho na pista que nem sempre são conhecidas por todos . Aqui estão as quatro mais comuns para que você faça bons treinos.


1. Corra na direção certa

A direção da maior parte das pistas de atletismo é o sentido anti-horário, mas isso pode variar. Antes de começar a correr sempre olhe para os indicadores da pista que mostram qual é a direção que você deve treinar ou

siga o exemplo dos outros corredores que já estiverem correndo.


2. Ultrapasse pela esquerda

Não existe uma regra definida para fazer a ultrapassagem. Mas se você está treinando na pista é bom respeitar sua raia e não ficar pulando de uma faixa para outra. No entanto, se você encontrar um

corredor mais lento pela frente, o usual é fazer a passagem pela esquerda. Mas sempre olhe se não vem ninguém atrás de você para evitar trombadas.


3. Respeite sua raia de treino

Se você é iniciante, prefira as faixas que ficam à direita. As pistas internas são, normalmente,

reservadas para corredores mais rápidos ou àqueles que fazem exercícios de velocidade.


4. Ouça música com cautela

Para que você possa ouvir o que está acontecendo ao seu redor, ouça música em um volume baixo ou com apenas um fone de ouvido para que

você possa escutar os outros corredores que estão atrás de você. No entanto, se você estiver fazendo um treino para melhorar a técnica, opte por nem escutar música.

Na pista, a concentração e a atenção devem ser redobradas e as melodias podem fazer com que você perca a qualidade do treinamento.


Caso queria fazer um teste de cooper, consiste em uma corrida em velocidade constante que varia de acordo com a idade, sexo e seu desempenho (profissional ou amador), solicite ao profissional que o aplique.


Por ser de baixo risco, o exercício moderado não requer exame médico prévio nem calçado ou roupa específicos, mas é bom sempre consultar um profissional da área de saúde.


24 visualizações