Buscar
  • Rafael Rodrigues

Itu - Conforto no interior

Itu conhecida como a terra dos exageros fica localizada a menos de 100 km da Capital Paulista, cidade conhecida também como o Berço da República e a Roma Brasileira, com tantos atributos percebesse que são grande suas riqueza históricas.

Com o título de Estância Turística, Itu reúne diversas fazendas, campings, parques, praças, igrejas, museus, monumentos e outros pontos turísticos, sendo uma ótima opção para quem busca o sossego e as delicias do interior, estando a passeio ou para aqueles que estão em busca de outra cidade para residir.

Itu é uma ótima opção para busca morar cercado de natureza, e uma vista privilegiada com muito ar puro e toda a sofisticação e segurança, que sua família precisa. E isso fica ainda mais fácil no Condomínio Fazenda Vila Real Itu, que possui 8 lagos e uma mata nativa com 1,3 milhões de m² preservados.

O que conhecer em Itu


Turismo religioso – Conhecida como a Roma Brasileira Itu conta com mais de 50 igrejas, conventos, colégios católicos e irmandades espalhadas nas zonas rurais e urbanas. Igrejas com história e riqueza impressionantes, de valores inestimáveis.

No centro histórico se encontra as igrejas: a Igreja da Candelária (Matriz da cidade), a Igreja do Bom Jesus, a Igreja do Carmo, a Igreja Nossa Senhora do Patrocínio, a Capela de Santa Rita e a Igreja de São Benedito.

Turismo Rural – O município possui fazendas históricas, que no século 19, sustentavam a economia local com engenhos de cana de açúcar, mão de obra escrava, plantações de algodão e, mais tarde, o cultivo do café por meio do trabalho dos imigrantes europeus.

Boa parte das fazendas que serviram de base à economia de Itu ainda mantém a arquitetura colonial dos casarões, galpões e equipamentos usados no manejo das safras, algumas ainda, inclusive, preservam até mesmo resquícios das senzalas. Preservando até hoje os aspectos históricos como os costumes antigos e o modo de vida caipira.


Turismo Cultural e Histórico - Uma das cidades mais antigas do estado e durante anos, Itu foi considerada a cidade mais rica da Província de São Paulo, com importante participação na vida política e econômica.

O titulo de “Berço da República” se deu, após um conflito entre os políticos e os fazendeiros ituanos contra o Governo Imperial que foi motivado por uma grande crise no mercado do açúcar. Dando início ao Movimento Republicano que resultou na primeira Convenção Republicana do país.

No eixo histórico temos: o Museu republicano, Museu da Energia, Casa da Praça, Casa do Barão, Casa Imperial, Cruzeiro de São Francisco, Espaço Cultural Almeida Junior, Espaço Ituano de Turismo e Cultura, Fabrica São Luiz, Espaço Fama (antiga Fabrica São Pedro) e o Quartel de Itu.

Cidade dos Exageros - Graças ao humorista “Simplício”, que interpretando o caipira Osório, contava vantagens sobre sua terra natal, tudo de forma exagerada, brincadeira que movimento o turismo da cidade, com a procura dos turistas para conhecer os objetos gigantes.

Na Praça Padre Miguel (Praça da Matriz) se encontra o orelhão gigante e o semáforo, ao redor da praça o comercio oferece diversas lembranças de Itu, na Praça dos Exageros você encontra esculturas gigantes, contando com um boneco do humorista Simplício, playground além de um grande caixa do Banco Bradesco.

Outros pontos turísticos que precisão ser visitados são: o Parque do Varvito, a Estrada Parque e a cidade das crianças.

8 visualizações